Forma ideia Conteúdo é o primeiro livro a abrir ao profissional de Televisão a arca de um verdadeiro tesouro, abarrotada até o tampo de sementes de programas de toda a natureza: musicais, dramaturgia, jornalismo, esportes, quadros de humor, games, realities, gincanas, competições. São 139 ideias. Algumas, absolutamente inéditas, inventadas por mim ao longo destes últimos 50 anos, ou criadas por colegas ilustres, que cito e homenageio, logo mais adiante. Outras, fórmulas consagradas que, ao longo de quase um século dão surpreendentes provas de vitalidade e constituem a Memória da Televisão Brasileira.

Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio disso, você tem que ter um Marcos Resende. Uma mente brilhante e uma das pessoas mais criativas que conheço e que tive a honra de conviver pessoal e profissionalmente. Não há texto do Marquinhos que não seja notável.

Celso Tavares

Diretor de Entretenimento

Adorei seu livro. Puxa, você colocou todo o seu baú de ideias! Participei da realização de uma porção, todas deram muito certo, como sempre!
Parabéns, amigo querido..

Anita Franco

Produtora

Amigo querido desde a pioneira Tupi, época em que nossos profissionais produziam Televisão da melhor qualidade. Tenho muito orgulho por termos trabalhado juntos em várias emissoras. A memória de muito do que fizemos encontra-se registrada neste livro. Que futuros colegas, recém-saídos das faculdades, nele percebam o que realmente é: um roteiro infalível para o sucesso!

Wanderley Villa Nova

Diretor de Programas de Televisão

Marquinhos, só da sua dedicação (e paciência) poderia surgir um trabalho tão importante. Deliciei-me com cada quadro, cada programa detalhados. É um ótimo material didático, que deve ser aproveitado pelas faculdades em seus cursos de Radio & TV. No mais, é um atestado da capacidade criativa do profissional de TV do Brasil.

Celso Lui

Autor de Programas de Televisão

Prezado Marquinhos, nos conhecemos há 40 longos anos. Seu jeito de se reinventar me surpreende e me estimula. Não sei de onde saem tantas ideias criativas, Seu jeito de administrar seu tempo, suas motivações inspiradíssimas e sua entrega apaixonada pela arte e pelas ideias que surpreendem a todos. Esse projeto é diverso, aguça a curiosidade por temas diversos que nos fazem viajar longe no tempo e que deve ser guardado para consultas. Parabéns ao ínclito amigo que orgulha esse Velho Zuza.

Hailton Silva

Diretor de Programação 
Rede Globo - Brasília

Puxa, você abriu o baú que registra o nascimento dos programas da TV brasileira. Com essas ideias é possível fazer vários outros programas, basta saber utilizar o material aqui contido, Parabéns pelo trabalho de pesquisa e memória.
Gostei muito!

Américo Bittar

Diretor de Imagens

Conforme eu lia, era como se naquele momento estivesse assistindo a cada quadro, cada programa, ali descritos. Assim, fui zapeando até o final. As propostas são tratadas com um imenso conhecimento audiovisual. É notório que se trata de uma obra escrita por um homem de TV com larga experiência. Eu chamaria essa obra de "cardápio televisivo", que nos convida a um banquete maravilhoso de entretenimento e informação. E o que dizer mais, a não ser, 'bon appetit'? 

Paulo Fernando Mello

Autor de Programas de Televisão, Dramaturgo

Que a televisão mudou, todo mundo sabe. Os telespectadores, porém, ainda que tenham ficado mais exigentes, mais críticos, por outro lado, clamam pela 'velha televisão', pelos antigos programas e nostalgicamente, citam humorísticos, novelas , shows, games e musicais, como referenciais de bom entretenimento. Foi-se o tempo em que um programa nascia de uma folha de papel em branco. Temos no Brasil, excelentes criadores e realizadores, que, no passado, proporcionaram à TV brasileira o reconhecimento mundial. E isso, estamos perdendo.

Homero Salles

Diretor de Conteúdo e de Programas

Diante da atual programação de horários vendidos, um dos televisistas pioneiros no Brasil, Marcos Resende, apresenta através de sua obra, o qualitativo da criação para televisão brasileira em tempos de audiência duvidosa. Uma ferramenta indispensável na formação da nova geração do entretenimento e na reciclagem da velha guarda.

Ana Cecília Simões

Produtora e Autora de Programas

O livro 'Forma Ideia Conteúdo' deixou-me a deliciosa sensação de quem abre um baú esquecido no porão e vai se maravilhando com pequenas joias, pérolas esquecidas, ouro em pó... E - ainda melhor, nos serve como inspiração para o futuro. Relembrar os grandes criadores do passado nos estimula a tentar alcançá-los. Quem sabe, um dia, possamos?

Juca Silveira

Diretor Geral da Rede Bandeirantes de Televisão

O conteúdo deste site,nada mais é,que o fiel retrato de um grande e irrequieto profissional, ativo e criativo, da televisão brasileira. Não se podia esperar outra coisa. Tudo mais a dizer, seria pura redundância.

José Roberto Viegas Lobo

Diretor de Programas de Televisão

Para quem está fazendo faculdade, esse livro é uma enciclopédia. Aqui, você verá que todas as ideias e conteúdos feitos pela TV brasileira. As pessoas que pretendem entrar neste meio apaixonante da telinha precisam ler esta obra. Aqui você tem uma ideia na cabeça, a cada página. Chega de importar conteúdos... Tente, Abra sua mente

Walter Wanderley Vaz

Diretor de Programas de Televisão

Parabéns! Ideias geniais, conteúdo atual, necessário na TV de hoje, que está difícil de assistir, engolir, sem talento, sem música de boa qualidade, sem novidade, sem humor, tudo o que faz muita falta! Você vem com campeões de audiência inovação, qualidade e o que é essencial. TALENTO! Boa sorte!  

Regina de Souza

Diretora de Produção

Enquanto 'gênios' da nossa televisão pagam milhões de dólares por formatos de qualidade discutível, o livro do Marcos Resende traz mais de uma centena de ideias, muitas delas consagradas; outras tantas, inéditas, originais; todas, porém, criativas. Merecem que sejam produzidas com a competência e a qualidade de nossos profissionais. Que a leitura dessas ideias traga luz e esperança de volta. 

Delvair Thomazelli

Diretor de Produção

Marquinhos, só alguém com o seu talento e paciência poderia catalogar tantos formatos.  'Forma Ideia Conteúdo' é material de pesquisa obrigatória para quem trabalha, assiste e gosta de televisão. O difícil é fazer simples.

Aroldo Teixeira

Diretor e Autor de Programas